Essa semana recebi o seguinte comentário de um aluno: professor sinto que preciso melhorar meu entendimento no inglês pois estou tendo dificuldades de entender as coisas em inglês. Na minha metodologia aprender vocabulário vem antes de trabalhar ativamente o entendimento em inglês, esse aluno mesmo conhecendo o processo queria aprender a ouvir sem possuir vocabulário o suficiente. a pergunta que fiz foi: como você vai entender se não conhece as palavras e o que elas querem dizer?
Respeitando o processo
Durante o nosso processo de aprendizado de inglês, é muito comum nós querermos atropelar os processos pra chegar logo na fluência, porém os fundamentos estão ali por um motivo: você só fala depois que entende e só entende depois que conhece as palavras, não tem como driblar as etapas. E sabe por que, muitas vezes queremos queimar etapas? pelo mesmo motivo que procrastinamos varias coisas em nossa vida: evitar fazer o trabalho difícil. Enquanto deveríamos estar focando no que temos que fazer agora, estamos questionando o que temos que fazer, não confiamos no processo e ficamos em um ciclo infinito de buscar por atalhos, quando na verdade o que precisamos é caminhar pouco a pouco na direção certa.
Kung fu e o inglês
Não sei se você sabe mas eu sou praticante de kung fu (embora não ativo nos últimos anos) e meu mestre durante o primeiro ano de treino não me ensinou quase nada de chutes, um dia lhe perguntei
Eu: mestre, meu soco já está forte e rápido, me sinto muito confiante em um combate, porém me preocupo com meu chute, não sei chutar, isso não será um problema pra mim no futuro caso eu precise usar as pernas em um combate?
mestre: Mario, primeiro se aprende a andar, depois a chutar
eu: como assim mestre?
mestre: A principal função de suas pernas em um combate é te deixar de pé, se você chutar vai ficar em uma perna só, se cair, perde a luta, então a menos que eu esteja seguro de que você consegue ficar em pé em uma luta, não vou te permitir chutar, quando você pode simplesmente vencer a luta com socos, veja um boxeador por exemplo, ele só ataca com os braços, e usa as pernas pra se movimentar, porém poucos lutadores venceriam um boxeador em uma briga de rua
Naquele momento eu percebi o valor de respeitar cada etapa do processo e a mesma coisa digo pra você, primeiro faça o básico bem feito, aprenda vocabulário, se certifique que já conhece pelo menos 50% das 3.000 palavras mais importantes do inglês, somente depois dai que você vai avançar para entendimento (listening). se fizer dessa forma vai chegar no entendimento muito mais preparado. bons estudos.
Comments